SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Social representations of postpartum depression elaborated by postnatal mothersSigning adolescence: narratives of deaf adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

BAPTISTA, Makilim Nunes; ALVES, Gisele Aparecida da Silva  and  SANTOS, Thelma Margarida de Moraes dos. Suporte familiar, auto-eficácia e lócus de controle evidências de validade entre os construtos. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.2, pp. 260-271. ISSN 1414-9893.

O objetivo deste estudo foi correlacionar a percepção do suporte familiar com lócus de controle e auto-eficácia em 403 estudantes de uma universidade particular do Estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram o inventário de percepção de suporte familiar (IPSF), a escala de lócus de controle de Levenson (ELCL) e a escala de auto-eficácia geral de Sherer (GSES). Todas as dimensões do IPSF (adaptação, autonomia e afetivo-consistente) se correlacionaram negativamente com a dimensão externa do lócus de controle. Ao correlacionar as dimensões do IPSF com a dimensão interna do lócus de controle, foram encontradas correlações positivas somente com a dimensão denominada afetivo-consistente. Já nas correlações das dimensões do IPSF com a GSES, todas as dimensões do IPSF se correlacionaram positivamente. Nesse sentido, observou-se associação entre percepção do suporte familiar, lócus de controle e auto-eficácia, demonstrando-se mais uma evidência de validade baseada na relação com outras variáveis para o IPSF.

Keywords : Avaliação psicológica; Família; Auto-eficácia; Lócus de controle.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )