SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Sinalizando a adolescência: narrativas de adolescentes surdosAvaliação da formação e trajetória profissional na perspectiva de egressos de um curso de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

D´AUREA-TARDELI, Denise. A manifestação da solidariedade em adolescentes: um estudo sobre a personalidade moral. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.2, pp. 288-303. ISSN 1414-9893.

Este trabalho analisa a correlação entre o que adolescentes pensam sobre si mesmos e as projeções idealizadas de futuro, tendo como hipótese a manifestação da solidariedade relacionada à construção de um projeto ético de vida: se o despertar para a justiça ocorrer, a participação social solidária tornar-se-á central na formação da personalidade; do contrário, a solidariedade terá valor periférico. O corpo teórico se insere na Psicologia moral e do desenvolvimento. O método consistiu em depoimento escrito com 396 sujeitos, escolarizados, ambos os sexos, entre 16 e 18 anos. Foram utilizadas três histórias do PROM - Prosocial, Reasoning Objective Measure - e uma dissertação livre sobre como desejariam que suas vidas estivessem daqui a 10 anos. Os resultados apontaram imaturidade pró-social. Há a inclusão do outro nos planos de vida, mas de forma intersubjetiva. Somente uma pequena parcela demonstrou manifestações solidárias. concluiu-se que condutas pró-sociais dependem da construção moral na infância e na adolescência para as personalidades assumirem perspectivas éticas.

Palavras-chave : Personalidade; Solidariedade; Adolescência; Moral.

        · resumo em Inglês | Inglês | Inglês | Inglês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )