SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Evaluating psychology majors’ program and career trajectories from alumni perspectivesThe time refusal and its implication in subjectivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

CIRILO, Lívia Sales  and  OLIVEIRA FILHO, Pedro de. Discursos de usuários de um centro de atenção psicossocial-CAPS e de seus familiares. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.2, pp. 316-329. ISSN 1414-9893.

Este trabalho aborda a construção do transtorno mental em discursos de usuários de um centro de Atenção Psicossocial e de seus familiares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como referencial teórico-metodológico a Psicologia social discursiva. Foram entrevistados 15 usuários de um CAPS de Campina Grande-PB e 15 familiares. Em suas elaborações sobre as causas ou determinantes da doença mental, foram detectados cinco fatores determinantes da doença mental: biológicos, socioeconômicos, psicossociais, psicológicos e sobrenaturais. Já em suas elaborações discursivas sobre os sintomas e sinais da doença mental, sobre o modo como se manifesta, predominaram descrições nas quais o doente mental aparece como um ser incapaz de autonomia, um ser de desrazão, caracterizado pelo descontrole e pela periculosidade. Em outras palavras, são discursos que descrevem o doente mental com os mesmos termos encontrados no discurso psiquiátrico usado para justificar a ordem manicomial, discursos que reproduzem os estereótipos sobre a loucura e que são dominantes no imaginário social.

Keywords : Discurso; Doença mental; Família; Reforma psiquiátrica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )