SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Speech of a psychosocial attendance center (caps) patients and their family membersRediscussing the technique of electroconvulsotherapy in the context of the Brazilian psychiatric reform movement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

CANABRAVA, Vera Lúcia Giraldez. A recusa do tempo e suas implicações na subjetividade. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.2, pp. 330-343. ISSN 1414-9893.

Este artigo reflete sobre o tempo, que ainda é vivido apenas no aspecto linear, cronológico. Discorre sobre as teorias de Henri Bergson acerca da memória, de Gilles Deleuze, sobre tempo, imagem e arte cinematográfica, e das idéias de Deleuze-Guattari sobre a imagemcristal. É um estudo motivado na produção de novos modos de considerar a subjetividade e criar novas condutas nos tempos das terapias, potencializando pequenas diferenças individuais e grupais, quando da atualização do virtual, que fortaleçam a vida, liberem intensidades aprisionadas pelas formas geradas na recusa do tempo e ensejem a expressão das potências cativas, potências do tempo, que trazem à cena pontos de singularização, novos e mutantes pontos de verdade, verdades transitórias, como no cinema, que opera com diversas modalidades de imagens-tempo e privilegia imagens que emergem diretamente do tempo, em que os objetos estão dispostos em infinitos planos.

Keywords : Tempo; Memória; Subjetividade; Imagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )