SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Considerations about Freud’s anguish theoriesProblem-oriented psychological record: a model in construct author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

GAMA, Carlos Alberto Pegolo da  and  KODA, Mirna Yamazato. Psicologia comunitária e programa de saúde da família: relato de uma experiência de estágio. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.2, pp. 418-429. ISSN 1414-9893.

O presente artigo relata o trabalho realizado a partir de um campo de estágio da Psicologia comunitária, desenvolvido no Programa de Saúde da Família de um Município do interior paulista. Refletimos sobre o papel da Psicologia no PSF, buscando construir ações afinadas com o campo da saúde pública. Apresentamos o processo de constituição da parceria entre Universidade e Secretaria de Saúde bem como as atividades realizadas no estágio. O trabalho dos estagiários abarcou tanto as intervenções junto aos pacientes da unidade como junto à equipe do PSF. A experiência evidenciou a importância do trabalho da saúde mental no PSF, principalmente no que diz respeito ao estabelecimento de uma lógica preventiva e de promoção à saúde. Procuramos, assim, contribuir com o desenvolvimento de ações no campo da Psicologia Social Comunitária.

Keywords : Programa de Saúde da Família; Saúde mental; Psicologia comunitária; Prevenção e promoção à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )