SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Journals’ citacions in the psychology scientific productionHarry Potter and the citizen of the after modernity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

CALDANA, Adriana Cristina Ferreira  and  FIGUEIREDO, Marco Antonio de Castro. O Voluntariado em questão: a subjetividade permitida. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.3, pp. 466-479. ISSN 1414-9893.

Em diversos países, particularmente no Brasil, observa-se um estímulo ao voluntariado como via de democratização do Estado, com o aumento da participação de todos os atores nos graves problemas sociais. considerando as diversas expressões de atuação voluntária no mundo do trabalho, o objetivo do presente artigo é discutir o exercício dessas atividades e de suas lógicas de sustentação a partir dos principais eixos de identificação com a atividade voluntária. Estudos de casos foram realizados em duas empresas com fins lucrativos e em duas organizações não governamentais (ONGs) da cidade de Ribeirão Preto (São Paulo-Brasil). Os dados indicam que o voluntariado, indiretamente, gera valor para o capital e que se deve investir na autonomia das ONGs e na superação de modelos assistencialistas, com ações particularizadas, fortalecendo os empreendimentos coletivos da economia solidária e os movimentos sociais de base. considera-se que o voluntariado seja um modo permitido de construção da subjetividade dentro da lógica do capital.

Keywords : Trabalho; Voluntariado; Subjetividade; Ações sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )