SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Evidence of construct validity for the teste de atenção sustentadaFamily violence history in psychiatric patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

JUNQUEIRA, Maria Hercília Rodrigues  and  KOVACS, Maria Júlia. Alunos de Psicologia e a educação para a morte. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.3, pp. 506-519. ISSN 1414-9893.

Em 2003, foi realizada uma pesquisa com 23 alunos do 7º período do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Os principais objetivos foram: verificar como estão sendo tratados a morte e o morrer no curso de Psicologia pelos professores e compreender como os alunos vêem essa temática. Buscar o entendimento dessas questões poderia propiciar uma ampliação dos assuntos tratados no curso e trazer maiores informações aos discentes. Aplicou-se um questionário com cinco perguntas abertas, e os resultados demonstraram que os alunos não se sentem preparados para lidarem com a morte, que o tema é abordado superficialmente em disciplinas de outras áreas e que eles se sentem indignados pela falta de informação proporcionada pela grade curricular. O embasamento teórico-prático possibilita maior segurança para lidarem com a morte, o que poderá vir a ser corrigido por meio de uma mudança na postura dos professores e pela inclusão de disciplinas específicas que abordem o tema da morte e do morrer.

Keywords : Ensino da morte; Alunos de Psicologia; Psicologia; Morte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )