SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Family violence history in psychiatric patientsPerceptions of pregnant adolescents related to their families and partners author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

ANDRADA, Edla Grisard Caldeira de; REZENA, Bárbara dos Santos; CARVALHO, Gabriela Beling de  and  BENETTI, Idonézia Collodel. Fatores de risco e proteção para a prontidão escolar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.3, pp. 536-547. ISSN 1414-9893.

O objetivo deste estudo foi identificar os fatores de risco e de proteção da prontidão escolar em crianças de cinco e seis anos de idade do Município de Rio do Sul/SC. Os participantes foram 130 crianças que estavam matriculadas em um dos sete centros de educação infantil públicos visitados e seus respectivos pais/mães. O suporte parental foi avaliado em quatro domínios: atividades engajadas, estímulos disponíveis, práticas parentais que promovem a ligação entre a família e a escola, e atividades previsíveis. A prontidão escolar foi avaliada através de quatro domínios, a saber, a identificação de cores e formas e formas copiadas, a descrição de figuras, a posição e o reconhecimento espacial, a identificação de números e a contagem e a identificação de letras e a escrita. A pesquisa correlacionou os estímulos presentes no microssistema familiar e a prontidão escolar das crianças. Os resultados reforçam a necessidade de as famílias se engajarem em atividades com os filhos e oferecerem estímulos materiais para que os filhos tenham maior prontidão escolar. Outros fatores que promovem a prontidão escolar são as variáveis relacionadas ao contexto familiar, como a escolaridade da mãe, a idade do pai (p<0,05) e a renda familiar, sendo que as crianças com escores mais altos de prontidão escolar tendem a ter mães com maior grau de escolaridade, pais mais jovens e famílias com maiores salários. Um fator de risco para a prontidão escolar a ser considerado são as famílias numerosas.

Keywords : Suporte parental; Prontidão escolar; Risco; Proteção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )