SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Fatores de risco e proteção para a prontidão escolarO papel do psicólogo e das entidades junto a crianças e adolescentes em situação de risco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

WITTER, Geraldina Porto  e  GUIMARAES, Edna Araújo. Percepções de adolescentes grávidas em relação a seus familiares e parceiros. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.3, pp. 548-557. ISSN 1414-9893.

Este trabalho objetivou verificar a percepção de adolescentes grávidas sobre familiares e companheiros. Participaram 22 adolescentes grávidas entre 14 e 16 anos. Um questionário específico foi aplicado às participantes. Os resultados mostram que poucas conversavam sobre sexo e gravidez em casa, e a maioria disse que aprendeu no lar algumas informações, mas 40% consideram que nada aprenderam. Houve a tendência de as mães das gestantes serem informadas sobre a gravidez pelas próprias filhas. A primeira reação dos pais foi negativa, mas depois aceitaram a situação. considerou-se que os parceiros tiveram atitudes positivas e se responsabilizaram pelo período de gestação. As famílias das garotas, especialmente as mães, deram suporte à maternidade. com a gravidez, houve mudanças na vida de 68,1% das participantes.

Palavras-chave : Gravidez na adolescência; Suporte familiar; Paternidade; Mães adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )