SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3The role of the psychologist and of the entities with children and adolescent in risk situationSubjective and cure in the Neopentecostal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

CRUVINEL, Miriam  and  BORUCHOVITCH, Evely. Sintomas depressivos em crianças: estudos com duas versões do CDI. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.3, pp. 574-585. ISSN 1414-9893.

O objetivo deste estudo foi identificar o número de crianças com sintomas depressivos em duas amostras de estudantes da cidade de campinas. Utilizou-se, no estudo 1, a versão brasileira do Inventário de Depressão Infantil (CDI) e, no estudo 2, a versão original. Do estudo 1, realizado em 2001, participaram 169 estudantes de 3ª, 4ª e 5ª séries, e, do estudo 2, conduzido em 2005, 157 alunos de 3ª e 4ª séries. A prevalência de sintomatologia depressiva no estudo 1 foi de 3,55%, e, no estudo 2, de 17%. Em ambos os estudos, não foram encontradas diferenças significativas entre a média no CDI em relação às variáveis demográficas. conclui-se pela necessidade de mais estudos nacionais de prevalência no ensino fundamental e de esforços direcionados não só para a identificação dos fatores de risco, de proteção e das variáveis associadas mas também do refinamento dos instrumentos de medidas da depressão infantil.

Keywords : Depressão infantil; Avaliação psicológica; Inventário de Depressão Infantil; Educação básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )