SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3O papel do psicólogo e das entidades junto a crianças e adolescentes em situação de riscoSubjetivação e cura no Neopentecostalismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CRUVINEL, Miriam  e  BORUCHOVITCH, Evely. Sintomas depressivos em crianças: estudos com duas versões do CDI. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.3, pp. 574-585. ISSN 1414-9893.

O objetivo deste estudo foi identificar o número de crianças com sintomas depressivos em duas amostras de estudantes da cidade de campinas. Utilizou-se, no estudo 1, a versão brasileira do Inventário de Depressão Infantil (CDI) e, no estudo 2, a versão original. Do estudo 1, realizado em 2001, participaram 169 estudantes de 3ª, 4ª e 5ª séries, e, do estudo 2, conduzido em 2005, 157 alunos de 3ª e 4ª séries. A prevalência de sintomatologia depressiva no estudo 1 foi de 3,55%, e, no estudo 2, de 17%. Em ambos os estudos, não foram encontradas diferenças significativas entre a média no CDI em relação às variáveis demográficas. conclui-se pela necessidade de mais estudos nacionais de prevalência no ensino fundamental e de esforços direcionados não só para a identificação dos fatores de risco, de proteção e das variáveis associadas mas também do refinamento dos instrumentos de medidas da depressão infantil.

Palavras-chave : Depressão infantil; Avaliação psicológica; Inventário de Depressão Infantil; Educação básica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )