SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Depressive symptoms in children: studies with two versions of CDIFrom internality to externality: the subjectivity location and its historical changes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

PROCHINO, Caio César Souza Camargo; PARADIVINI, João Luiz Leitão  and  GONCALVES, Márcio Antônio. Subjetivação e cura no Neopentecostalismo. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.3, pp. 586-601. ISSN 1414-9893.

Este artigo busca analisar algumas relações estabelecidas entre as transformações socioculturais ocorridas na contemporaneidade e a demanda de cura nas igrejas neopentecostais. A demanda de cura é apresentada como um dispositivo ou campo de força agenciador de processos ou modos de subjetivação. Os modos de subjetivação nas igrejas neopentecostais evidenciam a constituição do sujeito a partir de uma relação de causalidade direta entre os campos de flexão ou curvatura da fé e da ética. Se a demanda de cura é potencializada pela experiência da fé, por outro lado, os imperativos éticos moldam e limitam as condições para o processo de subjetivação do fiel. Não sendo possível a sustentação das promessas de cura veiculadas pelas igrejas neopentecostais dada a condição estrutural do desamparo humano, busca-se uma articulação possível entre a permanência da demanda de cura e a condição masoquista. O que se desvela nessa relação é o princípio da promessa sem cumprimento, ou seja, exatamente porque não se cumpre é que se sustenta uma posição subjetiva de sempre demandar.

Keywords : Modos de subjetivação; Neopentecostalismo; Desamparo; Masoquismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )