SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Da internalidade à externalidade: a localização da vida subjetiva e suas variações históricasOs CAPS e o trabalho em rede: tecendo o apoio matricial na atenção básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

ROCHA, Ana Paula Rongel  e  GARCIA, Cláudia Amorim. A adolescência como ideal cultural contemporânio. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.3, pp. 622-631. ISSN 1414-9893.

Este trabalho visa a discutir a adolescência enquanto ideal cultural contemporâneo, tendo como referência o olhar idealizado que nossa sociedade dirige hoje à adolescência. Partindo de uma ótica sociocultural, argumentamos que a idealização da adolescência na contemporaneidade vem sendo facilitada pela cultura de consumo e pelo culto à liberdade. Assim, hoje a adolescência representaria não apenas o ideal de liberdade ressignificado e valorizado mas também um estilo de vida. Através do referencial psicanalítico, discutimos, a seguir, a função do ideal na constituição dos laços sociais e seu aspecto de proteção contra o desamparo e o mal-estar na cultura, exacerbados pela fragmentação dos ideais modernos que presenciamos hoje. concluímos, então, questionando se a adolescência como ideal estaria sendo eficaz na sua função protetora bem como em seu potencial de promover laços sociais.

Palavras-chave : Adolescência; Ideal cultural; Consumo; Desamparo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )