SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Adolescence as a contemporary cultural idealMental health in the health practice: PROLIG´s experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

BEZERRA, Edilane  and  DIMENSTEIN, Magda. Los CAPS y el trabajo en red: tejiendo el apoyo matricial en la atención básica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.3, pp. 632-645. ISSN 1414-9893.

A reforma psiquiátrica sinaliza a urgente articulação entre saúde mental e atenção básica na tentativa de avanço do processo de desinstitucionalização. Este estudo resulta de uma investigação junto a trabalhadores de saúde mental inseridos em CAPS II e Ad sobre a proposta de matriciamento às equipes de PSF. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal pretende, com a implantação do apoio matricial, ampliar a rede de serviços substitutivos, melhorar o funcionamento dos atuais equipamentos e capacitar os profissionais de ambos os níveis de atenção, objetivando a ampliação do acesso aos serviços e os cuidados em saúde mental. Foram observados os seguintes aspectos: articulação precária entre os CAPS e a rede de atenção básica, necessidade de repensar a função dos CAPS na rede e rever o modelo de funcionamento ambulatorial pregnante e a formação acadêmica dos profissionais, que se revela insatisfatória para o cuidado aos portadores de transtornos mentais.

Keywords : Reforma psiquiátrica; Salud mental; Apoyo matricial; CAPS; Atención básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )