SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Reflexões sobre a resistência na clínica a partir de Michel Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

FORMIGA, Nilton Soares; AGUIAR, Marcos  e  OMAR, Alicia. Busca de sensação e condutas anti-sociaise delitivas em jovens. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 668-681. ISSN 1414-9893.

O fenômeno das condutas juvenis tem sido alvo de interesse na ciência social e humana, principalmente aquelas que conduzem à delinqüência. Apesar de inúmeras variáveis conseguirem explicá-lo, o construto busca de sensações vem contribuindo muito para isso, pois ele enfatiza as diferenças individuais. A partir da perspectiva personalística, aponta a avaliação do grau com que os jovens pretendem viver experiências em correr riscos e sua predisposição a sensações de novidades e intensidades. 504 jovens, entre 11 e 20 anos, responderam o questionário de condutas anti-sociais e delitivas e de busca de sensação, de Arnett. Observou-se que a busca de intensidade e de novidades se relacionaram diretamente às condutas anti-sociais e delitivas. Esses resultados permitem supor que as variáveis personalísticas ainda têm bastante contribuição quando se pretende explicar a conduta juvenil delinqüente a partir da orientação de atitudes frente à excitação e ao investimento de atividades permeadoras de risco.

Palavras-chave : Comportamentos desviantes; Busca de sensação; Jovens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )