SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Busca de sensação e condutas anti-sociaise delitivas em jovensA relação da preferência musical com os cinco grandes fatoresda personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

BARONI, Daiana Paula Milani  e  CUNHA, Cassandra Santiago da. Reflexões sobre a resistência na clínica a partir de Michel Foucault. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 682-695. ISSN 1414-9893.

Este artigo propõe uma reflexão sobre o sujeito e seu lugar no contexto clínico, e, mais especificamente, sobre suas possibilidades de questionamento, crítica e subversão nessa relação de poder. Michel Foucault afirma que, nas relações de poder, há necessariamente possibilidade de resistência, e sugere, como uma outra maneira para se abordar essas relações, focalizá-las a partir da análise dos antagonismos das estratégias em vez de focalizá-las a partir de sua racionalidade interna. Partindo dessas colocações e considerando o contexto terapêutico como espaço também para práticas de liberdade e para resistência às posições até então ocupadas pelo sujeito na trama social e na situação clínica, acreditamos que esta experiência possa vir a colaborar com o sujeito numa possibilidade de recriação de si e de emergência de novas formas de subjetivação.

Palavras-chave : Clínica; Foucault, Michel; Relações de poder; Resistência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )