SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Resistance in the clinical practicereflections based on Michel FoucaultSocial representations of depression andsuicide elaborated by psychology students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

PIMENTEL, Carlos Eduardo  and  DONNELL, Edla Daise Oliveira Porto. A relação da preferência musical com os cinco grandes fatoresda personalidade. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 696-713. ISSN 1414-9893.

Poucos estudos na psicologia da personalidade incluíram em suas análises o construto preferência musical. Tal situação vem se modificando, mas ainda carece de várias pesquisas, sobretudo na psicologia brasileira. Esta pesquisa verificou a relação entre preferência musical e traços de personalidade a partir de uma amostra de 225 estudantes universitários (M=22 anos; DP=6,41), que responderam a Escala de Preferência Musical e ao Inventário Big Five. Verificaram-se algumas correlações estatisticamente significativas entre as dimensões de preferência musical e os traços de personalidade. Foi observado que Música de Massa se relacionou positivamente com Extroversão e negativamente com Abertura à Experiência; Música Refinada e Neuroticismo se relacionaram negativamente, e Música de Massa ainda se relacionou significativa e estatisticamente, de modo positivo, com Abertura à Experiência. Por fim, Música Alternativa e Neuroticismo se relacionaram negativamente. Conclui-se que a preferência musical se relaciona com a personalidade, sendo importante para o seu entendimento.

Keywords : Preferência musical; Traços de personalidade; Correlação; Jovens.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )