SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Reflexões sobre a resistência na clínica a partir de Michel FoucaultRepresentações sociais da depressão e do suicídio elaboradas por estudantes de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

PIMENTEL, Carlos Eduardo  e  DONNELL, Edla Daise Oliveira Porto. A relação da preferência musical com os cinco grandes fatoresda personalidade. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 696-713. ISSN 1414-9893.

Poucos estudos na psicologia da personalidade incluíram em suas análises o construto preferência musical. Tal situação vem se modificando, mas ainda carece de várias pesquisas, sobretudo na psicologia brasileira. Esta pesquisa verificou a relação entre preferência musical e traços de personalidade a partir de uma amostra de 225 estudantes universitários (M=22 anos; DP=6,41), que responderam a Escala de Preferência Musical e ao Inventário Big Five. Verificaram-se algumas correlações estatisticamente significativas entre as dimensões de preferência musical e os traços de personalidade. Foi observado que Música de Massa se relacionou positivamente com Extroversão e negativamente com Abertura à Experiência; Música Refinada e Neuroticismo se relacionaram negativamente, e Música de Massa ainda se relacionou significativa e estatisticamente, de modo positivo, com Abertura à Experiência. Por fim, Música Alternativa e Neuroticismo se relacionaram negativamente. Conclui-se que a preferência musical se relaciona com a personalidade, sendo importante para o seu entendimento.

Palavras-chave : Preferência musical; Traços de personalidade; Correlação; Jovens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )