SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4The relation between music preferenceand the big five personality traitsClinical indicators in psychotherapy with women who were victims of sexual abuse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

VIEIRA, Kay Francis Leal  and  COUTINHO, Maria da Penha de Lima. Representações sociais da depressão e do suicídio elaboradas por estudantes de psicologia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 714-727. ISSN 1414-9893.

O presente estudo aborda a depressão e o suicídio, dois sérios problemas de saúde pública, sob um enfoque psicossociológico, com o objetivo de apreender as representações sociais acerca desses dois fenômenos bem como de investigar a sua ocorrência no meio acadêmico. Participaram da pesquisa 233 estudantes de ambos os sexos, matriculados em todos os períodos do curso de Psicologia de uma universidade pública. Os instrumentos utilizados foram o inventário de depressão de Beck (BDI), a escala de ideação suicida de Beck (BSI) e a técnica de associação livre de palavras, tendo sido usados três estímulos indutores: depressão, suicídio, eu-mesmo. A depressão foi ancorada em elementos psico-afetivos, enquanto o suicídio foi objetivado pelo elemento morte, que representava uma fuga. A auto-imagem dos estudantes, de uma forma geral, emerge de forma positiva, contrastando, porém, com o significativo índice de depressão e ideação suicida encontrado na população estudada.

Keywords : Representações sociais; Depressão; Suicídio; Estudantes de Psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )