SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Freud and religion: possibilities of new perspectives and theoretical constructionsSpirituality and religion at work: Possible implications to the organizational context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

OLIVEIRA, Marileide A. de; REIS, Verônica Lima dos; ZANELATO, Luciana Silva  and  NEME, Carmem Maria Bueno. Resiliência: análise das publicações no período de 2000 a 2006. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 754-767. ISSN 1414-9893.

A resiliência é um fenômeno importante do desenvolvimento humano; no entanto, seu conceito encontra-se em fase de discussão, pois esse campo de pesquisa é recente na área das ciências humanas. O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico de pesquisas relacionadas à resiliência no período de 2000 a 2006. O método adotado compreendeu a análise documental, através do levantamento de pesquisas em bases de dados, com a utilização de palavras-chave. A análise dos dados consistiu na elaboração de categorias de análise tomando como base os resultados encontrados em pesquisas sobre resiliência. Os dados apontaram que há ênfase nas pesquisas básicas, prevalência de população de adultos nos estudos analisados e utilização da entrevista como principal instrumento. Os resultados também indicam que o conceito de resiliência está em construção; além disso, a resiliência tem relação direta com os fatores de risco e de proteção e, por último, que é necessário o desenvolvimento de programas de prevenção e intervenção.

Keywords : Resiliência humana; Análise documental; Fatores de risco; Fatores de proteção; Coping.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )