SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Resilience: analysis of the related publications from 2000 to 2006Complaints identified in separated adults attended in a psychology school-clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

Espiritualidade e religião no trabalho: possíveis implicações para o contexto organizacional. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 768-779. ISSN 1414-9893.

O artigo tem como objetivo discutir a vivência da religião e da espiritualidade no contexto organizacional. O texto apresenta uma diferenciação conceitual entre religião e espiritualidade, a partir da qual será discutida a aplicação desses conceitos em organizações religiosas e não religiosas. Além disso, serão evidenciados os principais ganhos dos trabalhadores e das organizações com a vivência desses conceitos no trabalho. De maneira geral, os exemplos discutidos revelam que tanto a religião quanto a espiritualidade, no contexto do trabalho, remetem a uma perspectiva mais humanizada das organizações e à promoção de um ambiente de trabalho baseado em relacionamentos mais próximos, no aprofundamento do significado do trabalho, no sentimento de participação na organização e, principalmente, na liberdade de se vivenciar, na organização, os valores individuais.

Keywords : Trabalho; Espiritualidade; Religião; Organizações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )