SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Espiritualidade e religião no trabalho: possíveis implicações para o contexto organizacionalEficiencia de un entrenamiento de lectura crítica en post-graduados de diferentes áreas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

ROMARO, Rita Aparecida  y  OLIVEIRA, Patricia Evangelista C. Leal. Identificação das queixasde adultos separados atendidos em uma clínica-escola de Psicologia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 780-793. ISSN 1414-9893.

Este estudo objetivou caracterizar as queixas dos adultos separados atendidos em uma clínica-escola da cidade de São Paulo, entre 1996 e 2000, em função do sexo, faixa etária, escolaridade, tipos de queixas, encaminhamento e adesão ao tratamento. Empregou-se uma metodologia descritiva retrospectiva documental, de consulta aos prontuários clínicos. Dos 28 pacientes separados atendidos nesse período, encontrou-se a predominância do sexo feminino (78,5%), na faixa etária de 31 a 35 anos (28,5%), 2º grau completo (25%), com encaminhamento realizado pelo psicólogo ou estudante de Psicologia (35,7%). Foram listadas 86 queixas, predominando as de ansiedade, insegurança, medo (42,8%) e depressão (32,1%). A separação foi citada como parte da história clínica em 60,7% dos casos; o encaminhamento para psicoterapia breve ocorreu em 75% dos processos, e foi concluída em 63% dos casos. A principal implicação deste estudo refere-se à falta de pesquisas relacionadas que especifiquem as queixas das pessoas separadas ou divorciadas.

Palabras clave : Caracterização da clientela; Divórcio; Separação conjugal; Crise; Queixas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )