SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Identificação das queixasde adultos separados atendidos em uma clínica-escola de PsicologiaDesafios do ensino de psicologia clínica em cursos de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

HUSSEIN, Carmen Lúcia. Eficiência de um treinode leitura crítica em pós-graduandos de diferentes áreas. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 794-805. ISSN 1414-9893.

O objetivo deste trabalho foi testar a eficiência de um treino de leitura crítica em pós-graduandos de diferentes áreas, e ainda o de avaliar a compreensão de textos comparando cinco grupos. O número de participantes foi de 20 alunos, oriundos de duas classes de um mesmo curso, ministrado por um único professor. Foram usados cinco grupos de alunos: G.I (humanas), G.II (Economia), G.III (Engenharia), G.IV (saúde) e G.V (Letras). Um mesmo treino de leitura crítica foi aplicado a todos os grupos. O treino foi constituído de questões, e a audiência foi fornecida pela experimentadora para fortalecer a classe de respostas críticas. Foi aplicado o Teste Cloze no pré e no pós-teste. Os dados obtidos demonstraram que não houve diferenças significantivas entre os grupos no pré e pós; também mostram a eficiência do treino oferecido para todos os grupos. Pode-se concluir que o treino foi eficiente para todas as áreas igualmente, e que, portanto, tal treino foi independente das áreas estudadas.

Palavras-chave : Aprendizagem verbal; Aprendizagem da leitura; Compreensão textual; Leitura crítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )