SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Eficiência de um treino de leitura critical reading training efficiency in graduate students of different areasReading comprehension, reading atittudesand hopelessness in university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

ABDALLA, Ively Guimarães; BATISTA, Sylvia Helena  and  BATISTA, Nildo Alves. Desafios do ensino de psicologia clínica em cursos de psicologia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 806-819. ISSN 1414-9893.

Este artigo analisa os desafios e as dificuldades do ensino de Psicologia clínica em cursos de graduação em Psicologia a partir de dados coletados em pesquisa realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Nota-se que a preparação para o exercício profissional deve ser desenvolvida pela maior articulação entre o arcabouço teórico para esse fazer profissional e a realidade em que o aluno irá atuar. Tomar a prática como eixo estruturante possibilita ao aluno aprender numa situação real com o cliente. Os sujeitos percebem a necessidade de mudanças na formação do psicólogo clínico. Os dados apontam a necessidade de reformulações curriculares que vão ao encontro do movimento que ocorre no ensino de Psicologia clínica, em que a práxis deve voltar-se para a articulação entre a clínica e o social. O novo profissional necessita compreender a clínica a partir de referenciais teóricos que contemplem a noção de subjetividade como resultante de uma construção social e histórica.

Keywords : Ensino de psicologia; Psicologia clínica; Currículo; Características do professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )