SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Eficiência de um treinode leitura crítica em pós-graduandos de diferentes áreasCompreensão da leitura, atitudes de leitura e desesperança em universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

ABDALLA, Ively Guimarães; BATISTA, Sylvia Helena  e  BATISTA, Nildo Alves. Desafios do ensino de psicologia clínica em cursos de psicologia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 806-819. ISSN 1414-9893.

Este artigo analisa os desafios e as dificuldades do ensino de Psicologia clínica em cursos de graduação em Psicologia a partir de dados coletados em pesquisa realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Nota-se que a preparação para o exercício profissional deve ser desenvolvida pela maior articulação entre o arcabouço teórico para esse fazer profissional e a realidade em que o aluno irá atuar. Tomar a prática como eixo estruturante possibilita ao aluno aprender numa situação real com o cliente. Os sujeitos percebem a necessidade de mudanças na formação do psicólogo clínico. Os dados apontam a necessidade de reformulações curriculares que vão ao encontro do movimento que ocorre no ensino de Psicologia clínica, em que a práxis deve voltar-se para a articulação entre a clínica e o social. O novo profissional necessita compreender a clínica a partir de referenciais teóricos que contemplem a noção de subjetividade como resultante de uma construção social e histórica.

Palavras-chave : Ensino de psicologia; Psicologia clínica; Currículo; Características do professor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )