SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Challenges found in the teaching of clinical Psychology in the Psychology coursesLibertarian soccer: social commitment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

OLIVEIRA, Katya Luciane de. Compreensão da leitura, atitudes de leitura e desesperança em universitários. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 820-831. ISSN 1414-9893.

O objetivo deste estudo foi levantar relações entre a compreensão e as atitudes em relação à leitura e a desesperança em estudantes universitários. Participaram 261 universitários dos cursos de administração, radiologia e Psicologia de universidades privadas dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Um texto de 250 vocábulos, preparado segundo a técnica de Cloze, em sua versão tradicional, em que são omitidos todos os quintos vocábulos do texto, uma escala de atitudes de leitura e uma escala de desesperança foram utilizadas para tal fim. A aplicação foi coletiva, e os dados, submetidos à estatística inferencial. A diferença estatisticamente significativa na pontuação dos instrumentos, considerando o gênero e a idade dos participantes, foi evidenciada. Foi também possível levantar as relações significativa e negativa entre a pontuação na Escala de Atitudes de Leitura e os escores na Escala de Desesperança. Os dados são discutidos em termos de suas implicações para a área de avaliação psicoeducacional.

Keywords : Leitura; Técnica de Cloze; Desesperança; Universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )