SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Compreensão da leitura, atitudes de leitura e desesperança em universitáriosAprendizagem vicária de treino de toalete através de filme de animação: estudo de caso em ludoterapia comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SILVA, Fábio Silvestre; OLIVEIRA, Francisco Helder da Silva; PICCIONE, Marcelo Arruda  e  LEMOS, Roberta Freitas. Futebol libertário: compromisso social na medida. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 832-845. ISSN 1414-9893.

Baseados na Constituição de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Interlagos (CEDECA Interlagos) traz um relato de experiência de uma metodologia alternativa de acompanhamento de adolescentes inseridos em medidas socioeducativas em meio aberto na região da Capela do Socorro e Parelheiros. Essa proposta utiliza o futebol como meio que possibilita ao adolescente refletir sobre sua realidade e suas práticas cotidianas, reconhecendo suas possibilidades de se desenvolver como sujeito de direito e de se tornar protagonista no que diz respeito às ações que busquem sua promoção social e a construção e o exercício da cidadania ativa. É possível observar que, com esse tipo de linguagem, mais próximo do desejo desses jovens, os mesmos atribuem um novo sentido ao acompanhamento a que foram submetidos. Na lógica socioeducativa, procuram superar obstáculos no sentido de buscar cada vez mais seu protagonismo, sua autoria, para reafirmar o que o ato infracional revelou, que é a busca por ser sujeito.

Palavras-chave : Futebol; Medidas socioeducativas; Adolescente; Adolescente em conflito com a lei.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )