SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Futebol libertário: compromisso social na medidaIntervenção psicológica a gestantes: contribuições do grupo de suporte para a promoção da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

COELHO, Laura dos Santos Gomes. Aprendizagem vicária de treino de toalete através de filme de animação: estudo de caso em ludoterapia comportamental. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 846-861. ISSN 1414-9893.

Este trabalho consiste no relato do atendimento, em ludoterapia comportamental, de Lara (4 anos e 5 meses), que apresentava encoprese secundária retentiva, o que acarretava um intervalo entre as defecações superior a 72 horas. Método: a avaliação consistiu em entrevista com pais e babás, observação na escola, sessões lúdicas e sessões lúdicas familiares; as intervenções enfatizaram o uso de filme de animação, atividades lúdicas e brinquedos para obter a habituação comportamental e realizar o treino do toalete. Resultado: após a intervenção, utilizando filme de animação, Lara defecou no consultório, manteve o comportamento diário de defecação durante 18 meses de acompanhamento e apresentou três acidentes críticos nesse período. Discussão: o filme de animação é sugerido como a principal intervenção para a mudança de comportamento de Lara. Provavelmente, após observar os personagens do filme de animação realizando o treino de toalete e obterem adesivos, Lara foi reforçada vicariamente e aprendeu a relação entre o comportamento dos personagens (treino do toalete) e a conseqüência obtida por eles (adesivo). A brincadeira com as bonecas utilizadas no filme é concebida como um tipo de mediação lúdica.

Palavras-chave : Ludoterapia comportamental; Encoprese; Habituação; Aprendizagem vicária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )