SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Aprendizagem vicária de treino de toalete através de filme de animação: estudo de caso em ludoterapia comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

KLEIN, Michele Moreira de Souza  e  GUEDES, Carla Ribeiro. Intervenção psicológica a gestantes: contribuições do grupo de suporte para a promoção da saúde. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.4, pp. 862-871. ISSN 1414-9893.

O presente artigo visa a apresentar um modo de o psicólogo atuar com gestantes, utilizando princípios do grupo de suporte. A intervenção grupal procurou promover a saúde da mulher que passa por essa fase vital, criando um espaço para compartilharem reflexões e informações acerca das mudanças que atravessam. A metodologia consistiu no relato da experiência ocorrida num hospital privado, no Município de Resende. Foram realizados 22 encontros. Para orientar o trabalho, cada encontro previa três momentos: apresentações, discussão do tema através de palestra interativa e momento de avaliação. Como resultados, constatamos que a identificação entre as gestantes, o compartilhar sentimentos e o apoio mútuo funcionaram como suporte social. Concluímos que o grupo constituiu uma intervenção primária, à medida que tomou uma postura de promoção da saúde, atingindo os níveis de atuação psicoterapêutico, psicopedagógico e psicoprofilático.

Palavras-chave : Gestantes; Grupo de suporte; Intervenção primária; Promoção da saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )