SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Assessment of self-concept in the school context: analysis of the publications in brazilian journals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

SOUSA, Lívia Mesquita de  and  SOUSA, Sônia Margarida Gomes. Significados e sentidos das casas estudantis e a dialética inclusão-exclusão. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 4-17. ISSN 1414-9893.

O objetivo deste artigo é discutir a relação entre os significados e os sentidos (Vigotski, 2001) das casas estudantis para seus moradores, jovens universitários, apontando os processos de inclusão e exclusão vividos por esses sujeitos. Foi realizada uma pesquisa com os moradores de casas estudantis, em Goiânia, utilizando os seguintes procedimentos: aplicação de questionário, consulta a documentos, realização de grupos focais com estudantes selecionados, além de observação não sistemática durante as visitas feitas às casas. As informações colhidas demonstram que os significados tendem a enaltecer as casas estudantis, e os sentidos, expressões mais singulares, indicam que a experiência de ser morador é vivida como sofrimento e sacrifício. À luz da dialética exclusão-inclusão (Sawaia, 2001), são analisadas as contradições entre os significados e os sentidos.

Keywords : Significados e sentidos; Casas estudantis; Jovens universitários; Dialética exclusão-inclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )