SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Violencias, sistemas violentos y el horizonte testimonialLa práctica del psicólogo en salud colectiva: un estudio en el municipio de Fortaleza (CE), Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

CROCHIK, José Leon et al. Atitudes de professores em relação à educação inclusiva. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 40-59. ISSN 1414-9893.

Com a finalidade de analisar atitudes de professores em relação à educação inclusiva por meio da teoria crítica da sociedade, entrevistamos 14 professores do ensino fundamental. A maioria dos entrevistados se declarou favorável à educação inclusiva, propondo condições adequadas tais como: recursos humanos, diminuição de alunos em sala, restrição ao número de alunos com deficiência intelectual, necessidade de o professor ser especialista em educação inclusiva, participação de outros especialistas (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos etc.) e apoio de outro professor em sala. No que se refere aos benefícios e prejuízos da educação inclusiva, verificou-se que a maioria dos professores julga que os alunos sem deficiência se consideram superiores àqueles que não têm deficiência, metade dos entrevistados julga que a presença dos alunos com deficiência não atrapalha a aprendizagem dos alunos sem deficiência, e, por fim, que a maioria dos professores considera que a educação inclusiva deve favorecer a socialização e a aprendizagem dos alunos com deficiência.

Palabras clave : Educação integrada/inclusiva; Teoria crítica da sociedade; Atitudes; Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )