SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1A prática do psicólogo em saúde coletiva: um estudo no município de Fortaleza (CE), BrasilEconomia de comunhão: responsabilidade social, ideología e representações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

BARATTO, Geselda. A descoberta do inconsciente e o percurso histórico de sua elaboração. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 74-87. ISSN 1414-9893.

O texto aborda o conceito de inconsciente na obra freudiana, acompanhando o percurso trilhado por Freud na sua descoberta e na elaboração do seu conceito. No seu interior, busca-se demonstrar que a teoria do inconsciente é fruto de um longo e laborioso processo de construção. Com a finalidade de efetuar a investigação histórica da construção de seu conceito, partindo de sua origem até alcançar os desenvolvimentos subseqüentes, o texto tem início com as elaborações teóricas produzidas no período dos “Estudos sobre a Histeria” (1893-1895) e culmina com as elaborações efetuadas no interior da primeira e da segunda tópica freudiana. No decorrer do texto, é formulada a estreita relação do inconsciente com os conceitos de representação, recalque, desejo e resistência. O texto aborda ainda a articulação entre a teoria e o método da livre associação.

Palavras-chave : Inconsciente; Recalque; Desejo; Associação livre.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )