SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Communion economy: social responsibility, ideology and social representationsDiagnosing autistic disorder: fundamental aspects and practical considerations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

NUNES, Maiana Farias Oliveira  and  NORONHA, Ana Paula Porto. Auto-eficácia para atividades ocupacionais e interesses profissionais em estudantes do ensino médio. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 102-115. ISSN 1414-9893.

A auto-eficácia para as atividades ocupacionais e os interesses profissionais descrevem, respectivamente, atividades que os jovens possuem confiança de que podem desempenhar e ações que gostariam de executar. Os objetivos deste artigo foram analisar diferenças de média na auto-eficácia e suas fontes e nos interesses em função das variáveis gênero, tipo de escola e série escolar. Participaram 333 alunos do ensino médio, com média de idade de 15,9 anos, sendo 182 mulheres, que responderam a EAAOc e o SDS, que avaliam auto-eficácia e interesses. A auto-eficácia, classificada de acordo com os tipos de Holland, apresentou padrão IRSAEC, e os interesses, ESIACR. Houve diferenças significativas em função do gênero para os interesses, a auto-eficácia e suas fontes. Não houve diferenças significativas para a auto-eficácia pela série escolar ou tipo de escola. Algumas fontes de auto-eficácia apresentaram diferenças pelo tipo de escola e série escolar, tendo o mesmo ocorrido com alguns perfis de interesse.

Keywords : Auto-eficácia; Teoria social cognitiva; Interesses profissionais; Orientação profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )