SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Acompanhamento de pré-escolares agressivos: adaptação na escola e relação professor-alunoPerspectivas da pesquisa prospectiva com bebês irmãos de autistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CIPRIANO, Lúcia  e  NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Celulares pagos por empregadores: “benefício” ou “malefício”?. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 147-159. ISSN 1414-9893.

Ao longo do século XX, os espaços e horários destinados ao trabalho eram isolados daqueles destinados à vida pessoal, familiar ou ao lazer. Na contemporaneidade, no entanto, tornou-se comum atender telefonemas de trabalho nos mais variados locais fora do horário de expediente e até mesmo nas férias. Uma das razões para esse novo tipo de comportamento é a concessão, pelos empregadores, de celulares com contas pagas aos seus funcionários. A presente pesquisa procurou investigar quais são as reações desses funcionários. Para tanto, foram conduzidas entrevistas de perguntas abertas com ocupantes de cargos de níveis gerenciais em empresas particulares do Estado do Rio de Janeiro. Foi possível constatar uma ambivalência generalizada entre os entrevistados. Por um lado, eles consideram tal prática um “benefício”, porque também podem usar o celular da empresa para assuntos pessoais, o que representa uma boa economia. Por outro lado, no entanto, se ressentem da invasão, não remunerada ou previamente acordada, de seu tempo livre. Alguns chegam mesmo a se referir a essa concessão como um “malefício”, ou, ainda mais radicalmente, como uma nova forma de escravidão.

Palavras-chave : Trabalho; Vida pessoal; Contemporaneidade; Celulares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )