SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Celulares pagos por empregadores: “benefício” ou “malefício”?Humanização e controle social: o psicólogo como ouvidor hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

LAMPREIA, Carolina. Perspectivas da pesquisa prospectiva com bebês irmãos de autistas. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 160-171. ISSN 1414-9893.

A identificação precoce de bebês com risco de desenvolver um quadro autístico é importante por permitir uma intervenção também precoce, minimizar o sofrimento da família e tornar os profissionais de saúde e educação mais vigilantes para os possíveis sinais de risco de autismo. Ao longo dos últimos anos, tem havido um interesse crescente na pesquisa sobre indicadores precoces do autismo. O objetivo deste trabalho é discutir uma metodologia longitudinal prospectiva para a identificação de sinais precoces de risco do autismo, a partir de estudos envolvendo bebês irmãos de autistas, que também permita investigar a identificação de subtipos de autismo e proporcionar melhor entendimento da relação entre a tríade de prejuízos que o define. Serão apresentados, inicialmente, os diferentes tipos de estudos disponíveis sobre indicadores de risco de autismo - relatos dos pais, estudos de vídeos familiares e de atenção compartilhada, instrumentos disponíveis e pesquisas prospectivas de bebês irmãos de autistas.

Palavras-chave : Autismo; Pesquisa prospectiva; Identificação precoce; Subtipos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )