SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Perspectivas da pesquisa prospectiva com bebês irmãos de autistasA assembléia de usuários e o CAPSI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CARVALHO, Denis Barros de; SANTANA, Janaína Macêdo  e  SANTANA, Vera Macêdo de. Humanização e controle social: o psicólogo como ouvidor hospitalar. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 172-183. ISSN 1414-9893.

Este artigo apresenta um ensaio sobre a prática do psicólogo como ouvidor hospitalar. Inicialmente, é avaliado o controle social no Sistema Público de Saúde (Conferências e Conselhos de Saúde, ouvidorias). O papel do ouvidor hospitalar no controle social no contexto da humanização do sistema de saúde é discutido a partir de um diálogo com autores da área da Saúde pública, das Ciências sociais e da Psicologia. Por humanização, entende-se a forma de assistência que valoriza a qualidade do cuidado do ponto de vista técnico e o reconhecimento dos direitos dos pacientes. Uma proposta de compreensão da ouvidoria hospitalar como um desafio para a Psicologia social da saúde é apresentada a partir de uma análise da produção teórica brasileira. Em seguida, discute-se uma experiência de trabalho de um psicólogo como ouvidor hospitalar. Ao fim, são apresentadas algumas sugestões a respeito do papel da Psicologia social no contexto da ouvidoria hospitalar como instrumento de controle social.

Palavras-chave : Ouvidoria hospitalar; Atuação do psicólogo; Humanização; Sistema de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )