SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Humanização e controle social: o psicólogo como ouvidor hospitalarO lugar da mãe na psicoterapia da criança: uma experiência de atendimento psicológico na saúde pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

BONTEMPO, Valéria Lima. A assembléia de usuários e o CAPSI. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 184-189. ISSN 1414-9893.

Este artigo mostra a concepção e o funcionamento da assembléia de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) - em Betim, no Estado de Minas Gerais. O Capsi atende crianças e adolescentes psicóticos, autistas e neuróticos graves, e a assembléia de usuários é um dos seus dispositivos de tratamento. A assembléia é um espaço no qual os participantes utilizam a palavra como instrumento de expressão, introduzindo no Capsi mais uma forma de lidar com os pacientes graves (em crise ou não) bem como contribuindo com as discussões da clínica. Enfim, a proposta desse lugar de conversação chamado assembléia é possibilitar, pela via da palavra, a expressão do que o sujeito manifestaria em atos.

Palavras-chave : Assembléia; Criança e adolescente; Centro de Atenção Psicossocial Infantil; Palavra.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )