SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Revisão de aspectos conceituais, teóricos e metodológicos da empatiaPessoas com deficiência e trabalho: percepção de gerentes e pós-graduandos em Administração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

AQUINO, Thiago Antônio Avellar de et al. Atitude religiosa e sentido da vida: um estudo correlacional. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 228-243. ISSN 1414-9893.

A presente pesquisa abordou o sentido da vida (Viktor Frankl) e a atitude religiosa. Para a logoterapia, a religiosidade não significa necessariamente a opção por uma crença religiosa, mas pode ser uma das possíveis maneiras de o homem encontrar sentido para a vida. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre o sentido de vida e a atitude religiosa de forma transversal e correlacional. A amostra foi composta por 300 sujeitos de ambos os sexos, 37% homens e 63% mulheres, com idade média de 42 anos. Os instrumentos utilizados foram o Teste Propósito de Vida (PIL-Test), de James C. Crumbauch e Leonard T. Maholick, e a Escala de Atitude Religiosa/Espiritualidade, de Aquino. Os resultados apontam correlações positivas entre a atitude religiosa e a realização existencial, a atitude religiosa e a idade, o desespero existencial e o vazio existencial e a realização existencial e a idade, havendo também correlações negativas entre a atitude religiosa e o desespero existencial, a atitude religiosa e o vazio existencial, o desespero existencial e a realização existencial e o vazio existencial e a realização existencial. Concluiu-se que a atitude religiosa é uma forma de encontro de sentido de vida bem como um elemento de prevenção do vazio existencial e do desespero existencial.

Palavras-chave : Sentido de vida; Atitude; Religião; Religiosidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )