SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Atitude religiosa e sentido da vida: um estudo correlacionalEntre o bordado e a renda: condições de trabalho e saúde das labirinteiras de Juarez Távora/Paraíba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de  e  MARQUES, Antônio Luiz. Pessoas com deficiência e trabalho: percepção de gerentes e pós-graduandos em Administração. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 244-257. ISSN 1414-9893.

A inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é recente nas organizações. Esta pesquisa analisou as diferenças nas concepções de deficiência e na avaliação sobre possibilidades de trabalho para pessoas com deficiência entre 163 gerentes (idade média: 43 anos; 73% homens; 91% com nível superior) que trabalhavam, em média, há 3,6 anos com essas pessoas, em 18 empresas nacionais (83%= >1.000 funcionários; 39% = 20-100 com deficiências), e entre 285 pós-graduandos em administração de três Estados, que nunca atuaram com elas. Aplicou-se um Inventário de Concepções de Deficiência, em escala Likert, especialmente elaborado para esse fim. Não houve diferença significativa entre as concepções de deficiência dos grupos analisados. Houve correlação positiva entre o tempo de trabalho dos gerentes de pessoas com deficiência e a percepção do desempenho dessas pessoas. Conclui-se que o contato com as pessoas com deficiência pode modificar a percepção sobre elas, melhorando suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Palavras-chave : Inserção no trabalho; Pessoas com deficiência; Concepções sobre deficiência; Inclusão social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )