SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2A Psicologia e as demandas atuais do direito de famíliaVulnerabilidade social na síndrome de turner: interação genes-ambiente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CANTO, Clóris Regina Elias de Moraes  e  SIMAO, Lívia Mathias. Relação fisioterapeuta-paciente e a integração corpo-mente: um estudo de caso. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 306-317. ISSN 1414-9893.

A relação fisioterapeuta-paciente é usualmente caracterizada por momentos de tensão, originados da co-existência de seus diferentes mundos subjetivos, constituídos por concepções e valores diversos, incluindo-se aqueles atinentes à relação corpo-mente. Neste artigo, abordamos, através de relato de pesquisa com delineamento de estudo de caso, algumas das questões relacionadas às tensões intersubjetivas nesse contexto. Apresentaremos resultados da análise do diálogo entre uma fisioterapeuta e sua paciente que evidenciam suas perspectivas conflitantes quanto à relação corpo-mente, com desdobramentos específicos para o processo terapêutico assim como para aspectos gerais da vida cotidiana e profissional das participantes da relação. A análise do diálogo também evidenciou que a busca pela solução dos conflitos gerou, em alguns momentos, novas perspectivas na abordagem das participantes quanto aos temas dos diálogos e à própria relação fisioterapeuta- paciente. Pensamos que a reflexão e discussão desses aspectos nos campos da interdisciplinaridade entre Psicologia e fisioterapia podem gerar novas perspectivas de abordagem das relações envolvidas nesses contextos de atuação profissional.

Palavras-chave : Diálogo; Construção de conhecimento; Psicologia; Fisioterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )