SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Physiotherapist-patient relationship and the body-mind integration: un estudio de casoGetting to know an assisted liberty program by its operators’ perception author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

LOPEZ, Marcela Carolina  and  AGUILAR, María Jose. Vulnerabilidade social na síndrome de turner: interação genes-ambiente. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 318-329. ISSN 1414-9893.

O trabalho apresenta base teórica que permite considerar a síndrome de Turner como um “modelo genético sensível” no qual é possível analisar associações entre caraterísticas psicológicas e fatores genéticos e ambientais. A pesquisa nessa linha permitiria desvendar mecanismos de risco ambiental e compreender o grau de “vulnerabilidade” que as mulheres com a síndrome apresentam. A síndrome de Turner é um transtorno genético não hereditário, produto da perda total ou parcial do cromossomo X no sexo feminino. O estudo da disfunção social que as mulheres com essa síndrome apresentam é importante para a compreensão da forma como atua o ambiente sobre o desenvolvimento psicológico, e de como, por sua vez, é afetado por fatores genéticos que atuam em interação.

Keywords : Síndrome de Turner; Interação genes-ambiente; Risco ambiental; Disfunção social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )