SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Relação fisioterapeuta-paciente e a integração corpo-mente: um estudo de casoConhecendo um programa de liberdade assistida pela percepção de seus operadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

LOPEZ, Marcela Carolina  e  AGUILAR, María Jose. Vulnerabilidade social na síndrome de turner: interação genes-ambiente. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp.318-329. ISSN 1414-9893.

O trabalho apresenta base teórica que permite considerar a síndrome de Turner como um “modelo genético sensível” no qual é possível analisar associações entre caraterísticas psicológicas e fatores genéticos e ambientais. A pesquisa nessa linha permitiria desvendar mecanismos de risco ambiental e compreender o grau de “vulnerabilidade” que as mulheres com a síndrome apresentam. A síndrome de Turner é um transtorno genético não hereditário, produto da perda total ou parcial do cromossomo X no sexo feminino. O estudo da disfunção social que as mulheres com essa síndrome apresentam é importante para a compreensão da forma como atua o ambiente sobre o desenvolvimento psicológico, e de como, por sua vez, é afetado por fatores genéticos que atuam em interação.

Palavras-chave : Síndrome de Turner; Interação genes-ambiente; Risco ambiental; Disfunção social.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )