SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Vulnerabilidade social na síndrome de turner: interação genes-ambienteConversando sobre política na situação psicoterapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

PASSAMANI, Maria Emília  e  ROSA, Edinete Maria. Conhecendo um programa de liberdade assistida pela percepção de seus operadores. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 330-345. ISSN 1414-9893.

Este artigo se baseia em pesquisa desenvolvida no mestrado em Política social, cujo objetivo foi conhecer a percepção que os operadores da medida socioeducativa de liberdade assistida comunitária Casa Sol Nascente têm a respeito do seu programa. Partimos do pressuposto de que esse programa tem sido positivo no acompanhamento aos adolescentes em conflito com a lei, na medida em que os atende em meio aberto, preservando a sua convivência familiar e comunitária, como é estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O programa tem recebido boa avaliação dos participantes e de suas respectivas famílias, além de ter apresentado um índice de reincidência significativamente reduzido. Apresentamos os resultados mais relevantes organizados em categorias: o trabalho em equipe, os aspectos negativos e positivos do programa, os conceitos de adolescente e de adolescente em conflito com a lei, a proposta pedagógica e as concepções de emancipação, de ressocialização e de protagonismo juvenil que norteiam as atividades desenvolvidas no programa.

Palavras-chave : Liberdade assistida; Adolescentes em conflito com a lei; ECA; Programa socioeducativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )