SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Getting to know an assisted liberty program by its operators’ perceptionDiscoursive constructions regarding health care consumers of the Family Health Program (FHP) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

GUI, Roque Tadeu. Conversando sobre política na situação psicoterapêutica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 346-363. ISSN 1414-9893.

Neste trabalho, é analisada a intervenção clínica sobre o material político apresentado na situação terapêutica, buscando-se compreender as relações existentes entre desenvolvimento psicológico e desenvolvimento político da personalidade. Utilizou-se a metodologia qualitativa: 24 terapeutas de São Paulo e Brasília, de ambos os sexos e diferentes orientações clínicas, responderam a um questionário, e 7 deles participaram de grupo focal sobre o tema clínica e política. Os terapeutas lidam com material político de maneira preferencialmente simbólica/interpretativa, muitas vezes associada a certa maneira “realista” de considerar o tema. O desenvolvimento político da pessoa é percebido como decorrente do desenvolvimento psicológico ou, então, favorecido por este, mas não ocorrendo necessariamente. Engajamentos políticos são vistos freqüentemente como sintomas de mau-funcionamento psíquico, e os terapeutas não identificam as vivências sociopolíticas como estímulos ao desenvolvimento psíquico. Confirma-se a existência de uma cisão entre a face pública da profissão, que se apresenta apolítica, e a face privada, representada por profissionais que vivem engajamentos sociopolíticos. Sugere-se o aprofundamento dos estudos sobre as relações entre o desenvolvimento psicológico e o desenvolvimento político da personalidade para subsidiar as abordagens psicoterapêuticas no manejo de material político.

Keywords : Psicologia política; Desenvolvimento da personalidade; Psicoterapia analítica; Setting.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )