SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Talking about politics in the psychotherapeutic contextReligious involvement and elderly subjective well-being author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

TRAVERSO-YEPEZ, Martha; MORAIS, Ana Silvia de  and  CELA, Mariana. Construções discursivas acerca do usuário do Programa Saúde da Família (PSF). Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 364-379. ISSN 1414-9893.

O Programa Saúde da Família (PSF), porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como um de seus pilares a formação de vínculos de compromisso e de co-responsabilidade com o usuário, visando ao controle social do serviço. O presente artigo objetivou aprofundar as formas como esse usuário é posicionado pelos profissionais das equipes de saúde do PSF, nos textos das entrevistas e nos grupos focais desenvolvidos no processo da pesquisa. Adotou-se para a análise a perspectiva discursiva, que se sustenta no reconhecimento da força constitutiva dos discursos e no seu papel no ordenamento da vida social e na provisão de posicionamentos de sujeitos. As construções discursivas foram organizadas pela temática evocada, e identificaram cinco tipos de discursos: 1) necessidades e problemas dos usuários; 2) desconfianças dos usuários em relação ao PSF; 3) insatisfações dos usuários com o serviço; 4) relações de conflito entre profissionais e Conselho Gestor e 5) falas de co-responsabilidade. A análise discursiva evidencia as dificuldades de trabalhadores e gestores em construir relações horizontais e de diálogo com os usuários, em função das relações de poder vigentes no Sistema Único de Saúde (SUS), perpassado por grandes desigualdades sociais.

Keywords : Construções discursivas; Programa Saúde da Família; Usuários do PSF; Análise discursiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )