SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Construções discursivas acerca do usuário do Programa Saúde da Família (PSF)Psicologia clínica existencialista na atenção básica à saúde: um relato de atuação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CARDOSO, Myrian Cristina da Silva  e  FERREIRA, Maria Cristina. Envolvimento religioso e bem-estar subjetivo em idosos. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 380-393. ISSN 1414-9893.

As inter-relações do envolvimento religioso com o bem-estar subjetivo em idosos foram investigadas neste trabalho. Participaram da pesquisa 256 indivíduos de ambos os sexos, com idades variando de 60 a 90 anos, que responderam a três instrumentos destinados a mensurar sua satisfação com a vida, seus afetos positivos e negativos e seu envolvimento religioso bem como a perguntas de natureza sociodemográfica. Os resultados evidenciaram que, dentre as dimensões do envolvimento religioso, apenas a religiosidade subjetiva se correlacionou positiva e significativamente com a satisfação com a vida, que não foram observadas correlações entre o envolvimento religioso e os afetos positivos e negativos, e que os idosos protestantes apresentaram níveis mais elevados de afetos positivos que os católicos. Tais resultados são discutidos à luz dos estudos empíricos e dos modelos conceituais que deram suporte à pesquisa.

Palavras-chave : Bem-estar subjetivo; Envolvimento religioso; Terceira idade; Satisfação com a vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )