SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Religious involvement and elderly subjective well-beingHeterotopical spaces, overlapping images: meetings between art, madness and memory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

PRETTO, Zuleica; LANGARO, Fabíola  and  SANTOS, Geórgia Bunn. Psicologia clínica existencialista na atenção básica à saúde: um relato de atuação. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 394-405. ISSN 1414-9893.

A proposta deste artigo é compartilhar uma experiência de intervenção em Psicologia clínica a partir da abordagem existencialista de Jean-Paul Sartre, realizada em uma clínica integrada de atenção básica à saúde vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), na Grande Florianópolis. O objetivo do atendimento psicológico é criar condições, junto aos sujeitos, para que sejam capazes de superar dificuldades, e auxiliálos a reconstruir seus projetos de ser. A demanda da clínica é diversificada - crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias -, e existem queixas de diferentes ordens, como dificuldades na aprendizagem, nas relações familiares, nas relações amorosas, na sexualidade e dificuldades provenientes de doenças orgânicas, de violência física e sexual e de psicopatologias variadas. Em sua atuação, considera-se que, do profissional que trabalha em uma unidade básica de saúde, é exigida uma diversidade de instrumentos teóricos e metodológicos e que a abordagem existencialista de Jean -Paul Sartre tem a possibilidade de abarcar, pela amplitude de sua teoria e de sua metodologia, as diferentes exigências apresentadas.

Keywords : Sistema Único de Saúde (SUS); Atenção básica; Psicologia clínica; Existencialismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )