SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Existencialist clinical psychology in basic attention: an intervention reportVocational guidance workshop in a public high school: a Psychosocial approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

FONSECA, Tania Mara Galli; THOMAZONI, Andresa Ribeiro; LOCKMANN, Vivian  and  BUTKUS, Vitor. Espaços heterotópicos, imagens sobrepostas: encontros entre arte, loucura e memória. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 406-415. ISSN 1414-9893.

O tema deste trabalho consiste no processo de catalogação das obras produzidas na oficina de Criatividade Nise da Silveira, freqüentada por internos do hospital Psiquiátrico São Pedro, situada em Porto alegre, Rio Grande do Sul. Durante os 17 anos de sua existência, essa oficina foi se instaurando como um lugar contra o esquecimento, onde temporalidades singulares puderam resistir, fazendo-se obra ao tempo sem duração que insiste em se instituir na cidade globalizada. o trabalho de catalogação vem se desenvolvendo como produção coletiva (extensionista) que reúne a equipe do hospital e estudantes de diversas áreas, como artes, Psicologia e história (universidades pública e privada do RS). Foi identificada a existência de no mínimo quatro coleções significativas do ponto de vista do que se denomina Arte Reclusa ou Arte Bruta. Tais produções, que constituem um inestimável patrimônio imaterial, carecem, entretanto, de preservação e catalogação pertinentes para que venham a se constituir em reserva técnica para a pesquisa em diversos domínios, como os da saúde, educação e artes. a organização desse acervo, assim, acontece como inseparável de uma ética que vem buscar na obra o testemunho de subjetividades, tendo como matéria a afirmação da diferença em sua positividade.

Keywords : Arte; Loucura; Memória; Museologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )