SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Qualidade de vida no serviço público de saúde: representações sociais de profissionais da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MACIEL, Silvana Carneiro; BARROS, Daniela Ribeiro; SILVA, Antonia Oliveira  e  CAMINO, Leoncio. Reforma psiquiátrica e inclusão social: um estudo com familiares de doentes mentais. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 436-447. ISSN 1414-9893.

A reforma psiquiátrica é um processo em construção, não ocorrendo de forma consensual em todo o mundo. Está relacionada às particularidades das condições econômicas, históricas, políticas e culturais que caracterizam as diferentes regiões e países. Enquanto prática social, é construída coletivamente, sendo composta por profissionais, familiares e usuários e pela sociedade em geral. O presente estudo visa a analisar os significados atribuídos por familiares de doentes mentais à família, à família do doente mental e à inclusão social no atual contexto da reforma psiquiátrica. Foi realizado em João Pessoa, na Paraíba, com 60 familiares de doentes mentais atendidos em um hospital psiquiátrico e em uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Para a coleta de dados, utilizou-se o Teste de Associação Livre de Palavras, que foi analisado pelo software Tri-Deux-Mots. Os resultados revelaram que a família do doente mental cnsidera possuir atribuições como preconceito, sobrecarga, tristeza e sofrimento, o que constitui um sério empecilho para a inclusão sociofamiliar do doente mental, dificultando assim a aceitação da reforma psiquiátrica e de seus pressupostos.

Palavras-chave : Reforma psiquiátrica; Família do doente mental; Hospital psiquiátrico; Inclusão social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )