SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Psychiatric reform and social inclusion: a study with mental patients’ relativesBehavior analysis contributions to pediatric dentistry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

Qualidade de vida no serviço público de saúde: representações sociais de profissionais da saúde. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.3, pp. 448-461. ISSN 1414-9893.

Atualmente, o termo “qualidade de vida” vem se tornando parte de interesse crescente para profissionais e pesquisadores dos mais variados espaços do conhecimento humano, especialmente nos serviços de saúde, junto a profissionais e usuários. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma investigação sobre as representações sociais dos profissionais da saúde acerca da qualidade de vida e de suas práticas nos serviços públicos. Trata-se de um estudo exploratório desenvolvido na cidade de João Pessoa/PB, ancorado na teoria das representações sociais e instrumentalizado pela entrevista semi-estruturada. Os dados coletados foram processados e analisados pela técnica de análise de conteúdo temática, de Bardin (2002), e mensurados por categorias que revelaram as dimensões objetivas e subjetivas dessa representação. No tocante ao atendimento público, evidenciou-se uma associação direta com as dificuldades e entraves que o serviço público apresenta e com a pequena valorização que recebe da sociedade e de seus órgãos gestores.

Keywords : Qualidade de vida; Representações sociais; Profissionais da saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )